terça-feira, 30 de março de 2010

GunPla


Os kits de plastic model "modelos de plástico". São produtos de maior sucesso da Bandai desde o seu primeiro lançamento, em 1980.

No mundo dos "colecionáveis", existe uma categoria conhecida como Plamodel, um termo simplificado para "modelos de plástico". São miniaturas que vem toda desmontada na caixa para montar e pintar (lembra da Revell?).

Tudo isso foi para dizer que o termo GunPla (ガンプラ, Ganpura) é a junção das palavras Gundam e Plamodel: modelos de Gundam para montar e personalizar.

Você pode simplesmente comprá-los e apenas montá-los, sem nenhuma pretensão.

O que não é nenhum problema, pois os robôs ficam lindos mesmo assim. Mas personalizar é o grande barato deles.

Os GunPla, especialmente da Bandai, são incríveis. Não é igual aos kits de montar que apareceram aqui no Brasil.

A tecnologia deles é impressionante. Primeiro que as peças são projetadas para serem montadas apenas por encaixe, não precisam de cola.

Além disso, são muito detalhadas e bem acabadas, não apresentando rebarbas ou deformidades que ocorrem quando se tira errado do molde.

O importante é que muito colecionador vai além da montagem, levando mais a fundo o sentido de modelo de plástico.

O tema Gundam é perfeito para isso, com histórias de guerras que dão ótimas inspirações para cenas de batalha. Dai, não demora muito para alguém tentar fazer marcas de tiro, ferrugem, explosão e coisas do tipo.

Além disso, há colecionadores que tentam deixar o modelo igual à versão original do desenho animado, ou a ilustração da caixa, que são divulgados especialmente para tentar o público-alvo.

Ao longo do tempo, foram criadas várias técnicas especializadas em personalizar esse tipo de brinquedo. Por conta disso, foram criadas várias revistas e lojas especializadas no Japão, como a Hobby Link Japan , que vende, divulgam modelos e publicam matérias de como personalizá-los.

Nenhum comentário: